Três casos suspeitos de intoxicação por metanol acendem alerta em Pernambuco | SPE 360
Dois homens morreram e outro paciente sofreu graves complicações, nesta terça-feira (30), após suspeita de intoxicação por metanol em cidades do Agreste pernambucano. O episódio levantou preocupação sobre a possível circulação de bebidas alcoólicas adulteradas na região.
Os três foram atendidos no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru. Dois deles, residentes em Lajedo, não resistiram, enquanto o paciente de João Alfredo apresentou perda de visão nos dois olhos. Exames realizados pelo Instituto de Medicina Legal (IML) devem confirmar a presença de metanol no organismo das vítimas.
O metanol é extremamente perigoso: sua ingestão pode causar náuseas, vômitos, dores no abdômen, confusão mental, dificuldade para respirar e, em casos graves, cegueira, falência de órgãos e morte. Por isso, a substância não pode ser usada em bebidas consumidas por pessoas.
A Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) iniciou inspeções em pontos de venda e distribuidoras de bebidas alcoólicas para identificar a origem das possíveis adulterações. A orientação à população é consumir apenas produtos com registro oficial e evitar preços suspeitamente baixos.
Casos parecidos também foram registrados em outros estados, como São Paulo, onde surtos de intoxicação por metanol resultaram em óbitos e internações nas últimas semanas.