PCdoB realiza conferência em Olinda com foco nas eleições de 2026
O PCdoB em Olinda realizou, neste sábado (13), a etapa final de sua conferência municipal, que reuniu cerca de 500 pessoas em diferentes bairros e comunidades da cidade. O encontro é parte da programação do 16° congresso nacional do PCdoB, presidido nacionalmente por Luciana Santos, ex-prefeita de Olinda e atual ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação.
A conferência contou com debates, votações e a participação de importantes lideranças políticas, reafirmando o papel do partido centenário no fortalecimento da democracia e da participação popular.
Durante o evento, o gestor público Ossi Ferreira foi reeleito presidente do diretório municipal do PCdoB/Olinda. Ossi também atua como Gerente do Departamento Regional Nordeste da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
O deputado federal e ex-prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, relatou sua atuação como líder do partido na Câmara Federal e também como vice-líder do governo Lula, colaborando na defesa dos projetos da gestão federal. O parlamentar destacou a importância da Frente Ampla para a defesa da soberania nacional, diante do tarifaço de Trump e da tentativa de interferência dos EUA na democracia brasileira.
Também participaram o ex-deputado estadual Luciano Moura, o suplente de vereador e presidente da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), João Mamede, e a presidente estadual do PCdoB-PE, Thiara Milhomem, que reforçou a importância da organização partidária para reforçar as lutas populares, e buscar a vitória das forças progressistas nas eleições de 2026. Os debates reforçaram a intenção da legenda em apoiar a possível candidatura de João Campos (PSB) ao governo de Pernambuco e a reeleição do presidente Lula, além de buscar o aumento da bancada de esquerda no Congresso Nacional.
Com presença de lideranças comunitárias e representantes de movimentos sociais, o evento buscou reforçar o engajamento do PCdoB junto às comunidades olindenses, e abriu espaço para discussões sobre os próximos passos da legenda no município.