Eugênia Lima homenageia Dona Dá e Xirumba Amorim com Votos de Aplausos em Olinda | SPE 360
A Câmara de Vereadores de Olinda aprovou, nesta quinta-feira (25), a entrega de Votos de Aplausos à carnavalesca Jodecilda Airola da Silva, a Dona Dá, e ao fotógrafo e artista plástico Xirumba Amorim. A homenagem foi proposta pela vereadora Eugênia Lima (PT), em reconhecimento à trajetória de duas personalidades fundamentais para a cultura pernambucana, recentemente reconhecidas como Patrimônio Vivo de Pernambuco.
Com 85 anos, Dona Dá nasceu no Recife, mas foi em Olinda que se consolidou como um dos maiores ícones do Carnaval. Criadora da tradicional Festa da Quarta-feira de Cinzas, também chamada de Encontro de Bois, transformou a Rua da Boa Hora em palco de resistência cultural e já recebeu títulos importantes, como o de Cidadã Olindense.
Já Xirumba Amorim construiu uma carreira de mais de cinco décadas como fotógrafo, cronista e artista plástico, levando exposições para o Brasil e o exterior. Seu olhar registra o cotidiano, as lutas sociais e a natureza nordestina, sempre com forte militância cultural. Xirumba também atuou em campanhas comunitárias, movimentos sindicais e foi um dos fundadores da TV Viva, em 1984.
“Dona Dá é memória viva do nosso povo e símbolo da ligação cultural entre Recife e Olinda. Já Xirumba documenta como poucos a vida e a resistência do povo nordestino. Essas homenagens simbolizam a força da nossa cultura e a importância de valorizar quem dedica a vida a mantê-la viva”, afirmou a vereadora Eugênia Lima.